Distrito Criativo é lançado oficialmente e parceiros são apresentados durante evento no Theatro Treze de Maio

Diário

Distrito Criativo é lançado oficialmente e parceiros são apresentados durante evento no Theatro Treze de Maio

Foto: Anselmo Cunha (Arquivo)Espaço Distrito tem 80 hectares e vai da Praça Saldanha Marinho até a Gare. A Avenida Rio Branco é o eixo central além de duas quadras para cada lado

O mais novo distrito de Santa Maria tem 80 hectares e vai da Praça Saldanha Marinho até a Gare. Ele tem a Avenida Rio Branco como eixo central, compreendendo duas quadras para cada lado desta, englobando também toda a extensão do Parque Itaimbé.

Uma cerimônia, na noite desta quarta-feira (27), no Theatro Treze de Maio, previa a apresentação das instituições, especialistas e autoridades de Santa Maria, Estado e Brasil que farão parte da governança do Distrito Criativo Centro Gare. A iniciativa pretende impulsionar, de forma sustentável, a economia, a cultura e revitalizar o Centro Histórico Ferroviário e entorno. Na área, ficam 170 estabelecimentos comerciais (serviços) e 50 empreendimentos (economia criativa).

– É um momento marcante, principalmente para quem está envolvido com o processo de construção do Distrito Criativo. Marca o fim de um ciclo, o de levantamento dos desafios e elaboração de um plano de ação, e inicia um outro, de implementação efetiva do Distrito Criativo. Esse projeto vai revolucionar o centro de Santa Maria e vai impulsionar e transformar a economia do centro de Santa Maria por meio da economia criativa, da gastronomia, do lazer, da tecnologia e da educação. Não é um projeto só da prefeitura, mas, sim, das várias instituições que farão parte da governança. Todos são muito importantes para que o Distrito Criativo realmente prospere e se torne uma realidade em Santa Maria – analisa Rodrigo Decimo (União Brasil), vice-prefeito da cidade.

Licitação para obras na Estação Ferroviária deve ficar para agosto

No evento, lideranças envolvidas no projeto se organizaram para falar. Além disso, a economista Ana Carla Fonseca, pioneira nas pesquisas sobre cidades criativas no Brasil, participou da cerimônia.

Segundo o Executivo, as ações de implementação do Distrito Criativo, no que compete somente à prefeitura, já estão em andamento. A partir do lançamento oficial do Distrito Criativo e da assinatura do termo de adesão por parte das instituições convidadas, poderão ter início as ações conjuntas público-privadas de acordo com cada dimensão.

– Para nós, moradores da Vila Belga, hoje é um dia marcante. A concretização do Distrito Criativo trará uma qualificação, incentivo e visibilidade às iniciativas de economia criativa já desenvolvidas na Vila Belga. Com a retomada do Brique da Vila Belga, que é uma importante feira de rua, temos no Centro Histórico de Santa Maria um potencial para impulsionar o Distrito Criativo. Vida Longa ao Distrito Criativo Centro Gare – celebra Paulo Conceição, presidente da Associação dos Moradores Ferroviários da Vila Belga.

COMO FOI A JORNADA COLABORATIVA ATÉ AQUI

Foto: Reprodução

Coordenado pela prefeitura e acompanhado de perto por Decimo, o planejamento para essa nova realidade iniciou em agosto de 2021 e foi até março deste ano, com reuniões entre as instituições interessadas.

Nelas, foram feitos levantamentos de desafios, de ideias, formada a governança, análise dos problemas e possíveis soluções, definição da marca e identidade visual e, claro, validação do Plano de Ação. Ao todo, mais de 550 pessoas participaram de workshops, que apontaram 1.758 problemas que resultaram na formulação de 237 ações planejadas que foram distribuídas em quatro dimensões. Dessas, 50% são da dimensão “Ambiente Natural e Construído”, 28% são de “Governança e Políticas Públicas” e 13% delas envolvem a “Economia Criativa”. Já 8% são de “Identidade e Recursos Naturais”.

Maurício Araujo: tudo converge para a efetivação do Distrito Criativo

Foram convidadas a participar da governança do Distrito Criativo 21 instituições: Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec), Associação de Hotéis, Restaurantes e Agências de Viagens (Ahturr), Amigos da Gare, Atelier da Gare, Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic), Instituto de Planejamento (Iplan), Coletivo Memória Ativa, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi, Sindilojas, Theatro Treze de Maio, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Associação de Moradores da Vila Belga, Vila Belga Empreende, Arquidiocese de Santa Maria, Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi) e Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). Representantes dessas instituições, assim como da prefeitura, assinaram um termo de adesão ao Distrito Criativo.

Leia outras notícias sobre o Distrito Criativo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre, aos 101 anos, o ex-combatente da FEB Aribides Rodrigues Pereira Anterior

Morre, aos 101 anos, o ex-combatente da FEB Aribides Rodrigues Pereira

Próximo

Tempo

Geral